A experiência mostra que a vida útil de uma lâmpada é de entre 1.000 e 3.000 horas.
Para maximizar a vida útil da lâmpadas é necessário ter em conta a ventilação do sistema, um ambiente nao poluente e a qualificação dos operadores.
Algumas das recomendações que se deve ter em conta para a maximização da vida útil das lâmpadas:
-Evitar os arranques excessivos: as lâmpadas devem ser inicadas na máxima potência de forma a reduzir o periodo de arranque. Os arrranques excessivos provocam o escurecimento prematuro nas extremidades das lâmpadas, contribuindo para a diminuição da eficiência. Para evitar estas situações, sempre que possivel, reunir todo o trabalho a ser feito, de forma a minimizar as sucessivas paragens e arranques.
-Verificação das lâmpadas, refletores e sistema de ventilação: muito dos problemas existentes em processos de cura, maior parte nao é devido a falhas nas lâmpadas, mas sim à deficiente manutenção do sistema. A manutenção preventiva é de extrema importância para reduzir ao máximo os problemas nos processos com tecnologia UV. De forma a aumentar a vida util das lâmpadas bem como de todo o sistema de cura, é aconselhável a cada 500 horas de operação, efetuar os seguintes procedimentos:
1-limpeza regularmente das lâmpadas para remoção de residuos, evitando problemas de desvitrificação. A limpeza deve ser efetuada com luvas e álcool isopropílico.
2-os refletores têm a função de melhorar a eficiência do sistema, desviando a maior parte da radiação produzida em direção à superfice a ser curada (60 a 70% da energia é proveniente dos refletores). Desta forma é crucial a verificação do seu estado, a limpeza e/ou substituição periódica pode ser necessária para manter o máximo de eficiência, tanto das lâmpadas como de todo o sistema.
3-verificação do sistema de ventilação: a sujidade acumulada nos blocos de ventilação faz com que o sistema deixe de efetuar a refrigeração necessária para o bom funcionamento, provocando um sobreaquecimento nas lâmpadas e consequentemente uma queda na tensão e na potência. A limpeza do sistema de fornecimento de energia e dos filtros de ar é fundamental.
4-Minimização do risco de deformação: as lâmpadas de UV geram muito calor, por isso nao é raro verificar-se deformações nos tubos, este fenómeno reduz o tempo de vida útil e a eficiência. Para minimização deste risco, recomenda-se rodar periodicamente as lâmpadas em 1/4 de volta. Nunca tocar diretamente na lâmpada ainda quente e nem mesmo fria, deve-se sempre utilizar luvas limpas de borracha ou algodão.
-Precauções na instalação das lâmpadas: evitar qualquer contato direto das mãos com o tubo da lâmpada. Para manuseamento utilizar luvas ou uma toalha de papel. A utilização de álcool é recomendado para manter a superficie do tubo limpa. Importante assegurar que as conexões elétricas estejam apertadas e não corroídas.